Dicas e produtos para umas unhas fortes e saudáveis

Bem sabemos que manter umas unhas naturais, compridas e fortes não é tarefa fácil. O melhor é começares por planear um ritual “anti unhas quebradas”, cuidando e mimando as tuas unhas todos os dias. Mas desde já te avisamos, tens de ter muita paciência.

Em primeiro lugar lembra-te que as unhas não precisam só de cuidados externos. Muito pelo contrário, a saúde das tuas unhas começa na tua alimentação. Deves fazer todos os esforços para conseguires manter uma alimentação regular, saudável, com muitas verduras (frutas e legumes), peixinho, frutos secos e produtos lácteos. E porquê todos estes alimentos? Porque são ricos em vitaminas, cálcio e zinco, componentes fundamentais para estimular o crescimento das unhas (e cabelos).

Uma alimentação saudável ajuda no crescimento e fortalecimento das unhas

Uma alimentação saudável ajuda no crescimento das unhas

Agora sim, podes passar para os cuidados externos. Vamos dar-te algumas dicas e mostrar-te os produtos que podes usar na luta contra as unhas fracas e quebradiças e conseguir umas unhas fortes e saudáveis. Estás pronta?

Não cortes as unhas

Evita tesouras e corta-unhas. Sim, nós sabemos que tal como o cabelo, devemos ir cortando as pontinhas das unhas para que elas cresçam mais fortes e saudáveis. No entanto, apesar de serem instrumentos muito úteis, as tesouras e corta unhas não permitem um corte perfeito e similar. O ideal? Usa uma  lima multifunções para diminuir o tamanho das unhas e dar-lhes forma. E não te esqueças de limar sempre na mesma direção para evitar que as tuas unhas lasquem ou fiquem com formas estranhas.

Limas multifunções

Limas multifunções

Dá mais atenção às cutículas

Sabias que são as cutículas que protegem as tuas unhas de infeções, fungos e afins? É verdade! Por isso, deves ter especial atenção e cuidar delas com o maior cuidado. Evita usar utensílios agressivos para remover as cutículas, pois podes magoar-te e fazer com que estas fiquem irritadas e vermelhas. Opta pelos óleos e cremes próprios para hidratar as cutículas e torná-las mais macias, sem teres necessidade de as remover.



Produtos para cutículas

Produtos para cutículas

Prioridade: esmaltes fortificantes e protetores

Há centenas (senão milhares) de vernizes com propriedades fortificantes e protetoras das unhas. Identifica qual o problema mais comum das tuas unhas e repara-as com produtos específicos. Por exemplo, se tens aquelas manchinhas esbranquiçadas nas unhas, isso é sinal de que estão fracas e quebradiças. Para isso, deves usar um verniz de cálcio que torna as unhas mais duras. Se a tua maior  dificuldade é manter as unhas fora da boca, opta pelos vernizes anti mordeduras (sim, aqueles que têm um sabor horrível).

Vernizes protetores de unhas variados

Vernizes protetores de unhas

Por fim, sempre que quiseres mudar a cor de verniz, não uses acetona, pois esta tem tendência a ressequir a pele, a enfraquecer e até deixar manchas nas unhas. Escolhe o removedor de verniz que têm o mesmo efeito mas não é tão agressivo. Ah, e não te esqueças, deixa as unhas “respirar” pelo menos dois dias entre cada aplicação de verniz de cor. Se tens mais dicas para manter umas unhas saudáveis, partilha-as connosco.

 

Publicado por: Célia em 12 de Novembro, 2014

Etiquetas:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,



Artigo anterior: « « Nails design: ideias para experimentares este inverno | Próximo artigo: Holiday Collections: edições limitadas para este natal » »



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *