5 dicas para deixar de roer as unhas

Estudos dizem que são precisos 21 dias para se criar ou acabar com um determinado hábito. Não sabemos se este é o tempo suficiente para se consiguir acabar com o vício de roer as unhas, mas temos a certeza que, para as pessoas que sofrem de problemas de ansiedade e nervosismo,  estar 21 dias sem cair na tentação de levar as unhas à boca já é uma grande vitória.

Para além de implicações estéticas e sociais, roer as unhas pode trazer ainda implicações para a saúde. Por isso mesmo, hoje trazemos-te algumas dicas que te podem ajudar a combater e a acabar com este vício. Vamos começar? Toma nota.

Roer as unhas

Roer as unhas é um vício difícil de controlar

1. Descobrir o “porquê”

Primeiro deves perceber qual  motivo que te leva a roer as unhas e em seguida identificar quais os momentos em que este hábito é activado: antes de um exame, na hora de tomar uma decisão importante, etc. Depois opta por atividades que não envolvam grande stress e procura manter as tuas mãos ocupadas fazendo algo que gostes: dançar, tocar um instrumento musical, tricotar, escrever, etc. Assim, não te deixas afetar pela ansiedade e evitas roer as unhas.

2. Mastigar  pastilha elástica

É uma boa ideia e uma solução prática quando sentes vontade de roer as unhas. Para além de te manteres ocupada a mascar e evitar que metas as unhas na boca, mastigar pastilhas elásticas deixa-te  com o hálito fresco e os movimentos dos músculos ainda te ajudam  a prevenir o aparecimento de rugas.

Mastigar pastilha elástica evita que roas as unhas em momentos de mais ansiedade

Mastigar pastilha elástica evita que roas as unhas em momentos de mais ansiedade

3. Exercícios de auto-controlo

Se a ansiedade ou nervosismo estão a deixar-te com uma vontade imensa de roer todas as tuas unhas faz exercícios de yoga, respiração ou alongamentos. Estar concentrada numa atividade vai ajudar-te a relaxar e a esquecer a vontade de roer as unhas. E para testares o teu auto-controlo, experimenta colocar o dedo na boca durante alguns minutos e tenta não roer a unha. Repete este exercício constantemente e com algum esforço verás que a vontade de roer as unhas vai diminuindo.



Vernizes

Existem vários vernizes para ajudar a acabar com o vício de roer as unhas

4. Vernizes e afins

Aplica um verniz “stop biting”. Este género de produto normalmente ajuda a manter as unhas afastadas da boca (devido ao seu sabor) e ainda as torna mais fortes e resistentes. Quando as unhas já tiverem crescido ligeiramente aplica um verniz de uma cor que gostes. Verás que a imagem das tuas unhas pintadas e bonitas vai deixar-te com pouca vontade de as roer.

Unhas pintadas

Se pintares as unhas verás que a vontade de as roer será menor

5. Unhas de gel

Se os vernizes “stop biting” não resultarem então o melhor é aplicar unhas de gel ou acrílico. O gel vai fazer com que as tuas unhas cresçam, impedindo-te de as roer. E para que não estranhes muito a mudança, opta por manter as unhas curtas e não te esqueças de fazer a manutenção com regularidade.

Unhas de gel

Unhas de gel

Basta incluíres estes pequenos passos na tua rotina diária e teres muita força de vontade para acabar com o vício de roer as unhas. No início pode ser complicado, mas ao fim de uns dias já não será tão difícil manter as unhas afastadas da boca e verás que facilmente alcançarás os teus objetivos.

Publicado por: Célia em 14 de Dezembro, 2014

Etiquetas:, , , , , , , , ,



Artigo anterior: « « Conhece a coleção de vernizes “Victoria, Victoria Beckham” | Próximo artigo: Os vernizes vegan de “Gabriel Cosmetics” » »



Um comentário a “5 dicas para deixar de roer as unhas”

  1. Muito boas essas suas dicas para parar de roer as unhas, vou tentar usar elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *